Como saber o número de processo do meu filho?
O número de processo do aluno, composto por 5 dígitos (p.e.”a12345″), está disponível, pelo menos, no Cartão do Aluno, no Portal das Matrículas e no INOVAR Consulta (página inicial).
Ajudem o vosso filho a decorar o número dele, vai dar jeito várias vezes!
Quais as disciplinas que o meu filho vai ter?
As disciplinas dependem do ano letivo em que o aluno está inscrito e das ofertas complementares que a Escola disponibiliza nesse ano.
Para saber a maioria das disciplinas antes dos horários saírem, pode verificar através dos manuais escolares adotados pelo agrupamento em MANUAIS ESCOLARES ADOPTADOS – 2024/2025 – Agrupamento Escolas Pinhal Frades (aepinhalfrades.pt)
O que são os cartões escolares e quando é que os alunos o recebem?
Os cartões escolares têm o objetivo de aumentar a segurança escolar.
Uma vez que os cartões são pessoais e intransmissíveis, o sistema permite identificar automaticamente o aluno e desta forma controlar as entradas e saídas do recinto escolar.
Por outro lado, como o cartão é recarregável, minimiza a necessidade do uso de “dinheiro vivo” dentro do recinto escolar, já que todos os pagamentos são efetuados através do cartão. Por exemplo, ao fazer compras na papelaria, no bar, fazer cópias e marcação de almoços no refeitório.
O cartão pode ser carregado na Papelaria ou via Transferência Bancária. No início do ano letivo, os Diretores de Turma informarão dos procedimentos para o fazer.
Os cartões são entregues quando o aluno entra na Escola Básica Carlos Ribeiro, sendo o primeiro cartão gratuito, e mantém-se o mesmo enquanto o aluno estudar lá.
Por questões logísticas, normalmente é entregue um cartão provisório e sem fotografia logo no início do ano, enquanto se fazem os cartões definitivos – todas estas informações são fornecidas pelo Diretor de Turma na primeira reunião do ano letivo.
Todos os detalhes sobre este tema encontram-se em REGULAMENTO-CARTAO-ELETRONICO-SIGE.pdf (aepinhalfrades.pt)
O que fazer se um dia o meu filho se esquece do cartão em casa?
Se um aluno se esquecer do cartão em casa, o E.E. deve contactar a escola (212 254 969/212 260 330), informando a situação, e perguntando o que pode ser feito conforme a necessidade do aluno.
No entanto deixamos aqui algumas indicações (que devem ser sempre confirmadas com os Auxiliares/Operacionais):
- Se o almoço já tiver sido comprado, o aluno deverá ir à papelaria, indicar o seu número de processo e levantar uma senha em papel para esse dia, que substituirá o cartão;
- Se o aluno necessitar de fazer uma compra, por exemplo no bar ou papelaria, deverá indicar o número de processo e assim será possível o profissional debitar o valor no cartão.
Como é que eu posso entrar em contacto com o meu filho em caso de emergência?
Deverá usar o número geral da escola (212 254 969/212 260 330), que passará a chamada para o PBX. Os auxiliares irão à sala onde o aluno se encontra para o chamarem, este será encaminhado até ao PBX, onde poderá atender a chamada telefónica.
Como é que o meu filho pode entrar em contacto comigo caso não se esteja a sentir bem, ou outra emergência?
O aluno deverá comunicar ao professor o que se está a passar, e dirigir-se ao PBX, que telefonará para o contacto de emergência. Caso o aluno não esteja em sala de aula, deve dirigir-se diretamente ao PBX e pedir para telefonarem. Apesar da escola conseguir rapidamente ter acesso ao número de telefone do E.E., incentive o seu filho a decorar o seu número de telefone, pode ser útil.
O meu filho perdeu um pertence, como proceder?
Os alunos devem ir ao PBX e à Portaria, questionar se foi encontrado.
O meu filho pode comprar material na papelaria?
Sim. Inclusive, na papelaria, há material mais barato do que fora da escola e como o NIF está associado ao cartão da escola, o valor entrará em despesas de educação no eFaturas.
O meu filho pode usar o bar para almoçar?
O bar está fechado à hora de almoço (das 13h às 14h), cumprindo a legislação em vigor. No entanto, pode sempre comprar algo no bar durante a hora de funcionamento, e comer à hora mais conveniente.
Quais os procedimentos da escola para o uso do telemóvel?
Segundo o Regulamento Interno em vigor (que pode ser consultado em Instrumentos de Gestão – Agrupamento Escolas Pinhal Frades (aepinhalfrades.pt) ), “Os alunos deverão manter desligados os telemóveis ou aparelhos afins, em todos os espaços escolares, exteriores e interiores, exceto quando o professor autoriza a sua utilização como um instrumento de trabalho e aprendizagem. Quando desligados estes equipamentos não podem estar visíveis”
O meu filho pode levar uma bola para jogar nos intervalos?
Não. No entanto, pode dirigir-se a um professor de educação física e perguntar como funcionam os empréstimos de material desportivo, pois existem períodos em que é possível fazer empréstimos aos alunos.
Onde é que os alunos ficam quando não têm aulas?
Podem ficar na escola, longe dos corredores onde estão a haver aulas de forma a minimizar o barulho para as aulas que estão a decorrer. Podem igualmente usar a Biblioteca.
O meu filho levará almoço de casa – em que espaço pode almoçar?
Ao lado do refeitório foi criado, com o apoio da Associação de Pais da escola (APESPF), um espaço com várias mesas e cadeiras para este fim. Existe também a possibilidade de aquecer a sua refeição, junto a este local, utilizando microondas.
A escola tem cacifos? Como os requisitar?
Sim, a escola possui cacifos para uso dos alunos. O Diretor de Turma, no início do ano, informará quando será a altura de requisitar os cacifos. O regulamento dos mesmos pode ser lido em regulamento-cacifos-2020.pdf (aepinhalfrades.pt)
Onde posso informar-me sobre dados importantes como transporte escolar, horário dos vários serviços, seguro escolar, etc?
O nosso agrupamento disponibiliza toda essa informação no site – Agrupamento Escolas Pinhal Frades (aepinhalfrades.pt) . No cabeçalho da página inicial do site, encontra “Alunos” e aí está o detalhe desse tipo de informações. Aconselhamos que explore o site.
O meu filho esqueceu-se de um livro (ou outro material) em casa, posso ir levá-lo à Portaria?
Pode, mas terá de esperar que as auxiliares entrem em contacto com o seu filho, de forma a entregar o livro em mão, uma vez que a Portaria não pode ficar com livros ou outros materiais em sua posse.
Como funcionam os toques da escola?
Neste momento não existem toques na escola Carlos Ribeiro de forma a fomentar o uso de relógio por parte dos alunos.
Quais as regras de abertura e fecho do portão da escola?
O portão grande está fechado na maioria do dia. O portão da Portaria, ou portão de controlo (o pequeno) é o local preferencial para os alunos entrarem e saírem, uma vez que possui o equipamento para leitura do cartão do aluno.
No entanto, ao final de cada turno (horário de almoço e final do dia), o portão grande abre para os alunos saírem e entrarem. Esta prática iniciou-se por serem períodos de grande afluência de alunos, quer a entrar quer a sair, o que criava congestionamentos em ambos os sentidos. Sendo que existem bastantes alunos que se deslocam de autocarro e que estão limitados ao horário dos mesmos, isto fazia com que muitos alunos perdessem o autocarro ou chegassem atrasados às aulas.
O que é e para que serve a Cooperativa de aquisição de material?
A escola Carlos Ribeiro propõe aos pais uma cooperativa, ou seja, a aquisição coletiva de material necessário às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, entre todos os alunos do 2º Ciclo. Como referência, o donativo no ano escolar 2024-2025 é de 12€ anual.
Funcionamento da Cooperativa:
- é informada pelo professor de ET ou EV (o que lecionar no 1º semestre)
- os pais que decidem participar, informam o DT e dão o seu donativo – tem de ser entregue na secretaria, idealmente pelos alunos
- a factura segue posteriormente
- o grupo disciplinar adquire o material
- o material fica à responsabilidade da escola
Com isto é possível:
- reduzir custos de materiais, sendo que todo o material anual será coletivo e não individual
- reduzir o peso nas mochilas
- dar oportunidade aos alunos de trabalharem com material de qualidade elevada
- fomentar responsabilidade e espírito de comunidade entre os alunos
. superar algumas dificuldades que surgem nestas disciplinas com tanto material
Esta cooperativa é facultativa e não obrigatória.
Os pais que decidam não aderir à cooperativa, terão de comprar o material que os professores de EV / ET apresentarão (lista enviada após o encarregado de educação dar a sua decisão), e os seus educandos terão de levar para a escola o material necessário sempre que tenham a disciplina no horário, assim como trazê-lo para casa no final do dia, uma vez que a escola não se pode responsabilizar por este material.
No horário do meu filho, vi algumas siglas de disciplinas que não conheço, podem ajudar?
CA – ComunicArte (oferta complementar)
CD – Cidadania e Desenvolvimento
Cesp – Ciência no Espaço (oferta complementar)
CN – Ciências Naturais
DTT – Direção de Turma e Tutoria
EDMUS – Educação Musical
EF – Educação Física
EMR – Educação Moral e Religiosa
ET – Educação Tecnológica
EV – Educação Visual
FQ – Físico-Química
FRA – Francês
GEO – Geografia
HGP – História e Geografia de Portugal
HIS – História
Inform@tic – Informática (oferta complementar)
ING – Inglês
ITIC – Integração das TIC (oferta complementar)
MAT – Matemática
POR – Português
TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação
TocArte – Oferta complementar em alguns anos letivos