A nossa escola encontra-se, há diversos anos, sobrelotada. O ano letivo 2022-2023 iniciou-se com 38 turmas, várias delas com turmas maiores do que o previsto, sendo que ao longo do ano letivo já integraram a escola mais alunos vindos de outros agrupamentos.
O facto da escola estar sobrelotada, tem diversos impactos, tais como:
- mais turmas num recinto escolar que não foi estudado para tal, proporcionando ambiente de insegurança e de falta de infraestruturas para a boa gestão diária – exemplos práticos são a gestão difícil de espaço no refeitório para os alunos almoçarem, ou espaços “vazios” na escola, como as traseiras, com recantos que não são fáceis de supervisionar pelos profissionais, especialmente quando estes são poucos para o número de alunos e tamanho da escola.
- turmas com mais alunos impactando o aproveitamento escolar geral (não só nas avaliações, como o bom ambiente em sala de aula, o gosto dos alunos pelas aulas, etc).
- turmas grandes que impactam na motivação e cansaço dos profissionais (tanto professores, direção e funcionários não docentes).
- insegurança geral
É urgente a construção de uma nova Escola 2+3 no nosso Agrupamento.
O que estamos a fazer?
- Divulgámos as petições para construção da Escola Básica 2+3 e Secundária de Fernão Ferro
- Temos sensibilizado, em todas as reuniões com os intervenientes com poder de influência ou decisão, para a grande necessidade de construção